Angra 2

-Semana passada lendo um artigo sobre o impacto ambiental produzido pelas usinas de geração de energia elétrica. Fiquei surpresa com a afirmação de que as termo-nucleares são as que produzem o menor impacto ambiental em razão do processo de produção de energia elétrica e dos cuidados que são tomados.

-Vô gostaria de visitar uma usina elétrica termo-nuclear para entender como funciona.

-Laura o seu tio é um especialista no assunto. Você deve conversar com ele.

-Oi Laura estou à sua disposição para esclarecer tudo que for possível.
A Eletro Nuclear tem um serviço para mostrar o funcionamento das usinas aos estudantes. Seria interessante que a sua escola entrasse em contacto com este serviço para que as informações fossem passadas para todos os seus colegas.
Mas já que você veio me fazer uma visita vamos responder a algumas de suas perguntas sobre as usinas

-Tio resumidamente o que faz uma usina elétrica termo-nuclear?

-A  energia térmica  (calor) desenvolvida pela reação nuclear no reator, é transformada pelas turbinas em energia mecânica e em seguida os geradores elétricos transformam a energia mecânica em elétrica. A figura abaixo resume os processos de transformação da energia nuclear em energia elétrica.

-O que é um reator, uma turbina e um gerador elétrico

-O reator é um dispositivo onde ocorre uma reação nuclear controlada de material radioativo (combustível do reator) que libera uma grande quantidade de energia térmica (calor).
A turbina é um dispositivo mecânico constituída por palhetas montadas num eixo, que sob a ação de um fluido (líquido ou gás) gira, transformando a energia que o fluido é portador em energia mecânica de rotação.
O gerador elétrico é um dispositivo constituído por enrolamentos (fios condutores enrolados) montados sobre um eixo que girando num campo magnético transforma energia mecânica de rotação em energia elétrica.

-Como a energia térmica produzida no reator é transferida para as turbinas?

-Esta transferência é realizada por um sistema constituído por três circuitos de água e dois trocadores de calor, conforme mostra o esquema da figura.

O circuito primário é um circuito fechado contendo água desmineralizada a alta temperatura (320oC) e pressão (157 atmosferas), cuja função é transferir calor do reator para o circuito secundário. Esta transferência é realizada pelo primeiro trocador de calor denominado de gerador de vapor.
O circuito secundário é também um circuito fechado contendo água desmineralizada. A água é vaporizada ao receber calor fornecido pelo circuito primário no gerador de vapor. O vapor de água movimenta as turbinas e na descarga vai para o segundo trocador de calor onde é resfriado e se condensa. A água resultante da condensação volta para o gerador de vapor, recomeçando o ciclo.
O circuito de resfriamento é aberto. A água do mar é bombeada para o condensador onde resfria o vapor  do circuito secundário e o condensa. A água quente retorna ao mar.

-Entendi o funcionamento do sistema, mas tenho algumas dúvidas.
O que é água desmineralizada? Como é obtida? 

-A água é desmineralizada quando não contem substâncias dissolvidas. A desmineralização da água é realizada quando a água entra em contacto com resinas especiais que retiram os íons existentes.

-Porque a água deve ser desmineralizada?

-Para evitar que ocorram depósitos de material sólido nas paredes do trocador de calor quando a água é vaporizada. A formação destes depósitos reduziria a eficiência da troca de calor.

-A água quente lançada no mar não provoca um grande impacto ambiental?

-Não, a água lançada no mar sofreu uma elevação de temperatura de apenas 4oC. Para que a elevação da temperatura da água seja tão pequena é necessário que o volume da água seja muito grande e que ela passe muito rapidamente pelo condensador.
A velocidade elevada da água neste circuito de refrigeração evita também a formação de cracas nas paredes da tubulação.

-O que são cracas?

-Cracas são crustáceos que existem na água do mar e que aderem à superfícies como rochedos, cascos de navios, cascos das tartarugas e no corpo das baleias.
As cracas reduziriam a eficiência da circulação da água, da trocas de calor e produziriam corrosão nas paredes da tubulação do condensador.

-Qual é a função da grande estrutura cilíndrica de concreto que existe nas usinas termo-nucleares?

-É uma função de proteção e contenção. É uma forte estrutura que contem as instalações da usina. A estrutura protege as instalações de explosões e impactos externos e até dos mais fortes terremotos. Ela também faz a contenção de acidentes com material radioativo como vazamentos e explosões.

-Qual é a função das outras duas construções que existem na área da usina?

-Uma abriga o setor administrativo e a outra os geradores de emergência.

-Para que servem os geradores de emergência?

-A usina consome energia elétrica para vários fins, como exemplo:

Esta energia elétrica provém de uma rede externa de distribuição de uma concessionária, no caso a Ampla.. Quando há um desligamento do sistema externo por qualquer motivo, como a usina não pode parar, os geradores elétricos de emergência são acionado para manter o funcionamento da usina.

-Qual é a potência elétrica gerada pelas usinas Angra 1 e Angra 2?

-A potência elétrica gerada por Angra 1 é de 657 MW (657 megawatts ou 657.000.000 watts) e a gerada por Angra 2 é de 1.350 MW (1.350 megawatts ou 1.350.000.000 watts)

-Em termos práticos o que representam estas potências elétricas?

-As potências elétricas geradas pelas usinas Angra 1 e 2 correspondem à 50% do consumo de energia elétrica de todo o Estado do Rio de Janeiro e 3% do consumo de energia elétrica no Brasil.

-A Diretora da minha Escola programou com a Eletronuclear uma visita da minha turma às instalações das usinas Angra 1 e Angra 2, para o início do próximo mês. Estou ansiosa para ver de perto as instalações que agora sei como funcionam. Obrigado pelos esclarecimentos e até à nossa visita.


Física com a Laura   -   Home page Alfa Connection