By Lucien Silvano Alhanati

Simetria.

-Eu confundo muito figuras simétricas com figuras iguais. Simetria e igualdade são conceitos diferentes ou iguais ?

-Vamos esclarecer. Duas figuras iguais são aquelas que podem coincidir por superposição.

-Então as figuras simétricas também são iguais.

-Nem sempre. Veja maiores esclarecimentos na página GEO0701.

-A simetria é um conceito muito amplo que pode ser definido de várias maneiras e que não se limita às figuras. 
Um dos princípios básicos da física, o Princípio da Ação e da Reação nos informa que as forças de interação entre dois corpos são simétricas. A constância da quantidade de movimento de um sistema de partículas, quando não atuam forças exteriores, é devida a simetria das forças de interação.
Quando distendemos uma mola e a deixamos em movimento livre verificamos que as posições, as velocidades, as acelerações e as forças assumem valore simétricos.Veja também a página GEO0702.

-Como obter na prática figuras simétricas ?

-As imagens formadas por um espelho plano são simétricas do objeto.

-A simetria tem uma magia, ela nos agrada, ela estabelece a harmonia e o equilíbrio das formas.
Vou citar alguns exemplos de simetria em nosso cotidiano.

-Quando entramos para a escola trabalhamos em salas simétricas, usamos cadeiras e mesas com simetrias.

-A forma básica dos corpos celestes é a esfera, a rainha da simetria uma vez que possui infinitos eixos de simetria. As órbitas dos corpos celestes são curvas como a circunferência, a elipse, a parábola e a hipérbole que apresentam eixos de simetria.

-A simetria está em nossa imaginação. Sempre que desconhecemos algo imaginamos um corpúsculo de formato esférico, para efeito de modelagem. 
Nós não sabemos o que é o elétron, nós o imaginamos como um pequena esfera.

-Mas não é só de magia e subjetividade que vive a simetria. A simetria esta na base de ciências como a química orgânica uma vez que o átomo de carbono possui a propriedade de realizar quatro ligações química iguais como se o átomo estivesse no centro de um tetraedro regular e as ligações fossem realizadas na direção dos vértices. As propriedades do carbono estarão sempre associadas às simetrias do tetraedro regular, isto é, a química orgânica que é a química da vida está em suas bases associada às simetrias.

-É muito importante verificarmos que a percepção da simetria reduz o número de parâmetros (variáveis) envolvidos em nosso trabalho.

Exemplificando. Pretendemos descrever um cachorro dálmata (aquele cheio de manchas pretas), o quarto em que dormimos e uma esfera. Dos três corpos o cachorro é o mais difícil de descrever, uma vez que não possuindo simetrias requisita um grande número de parâmetros. O quarto em que dormimos requer na sua descrição menor número de de parâmetros uma vez que possui simetrias. A esfera, a rainha da simetria, (desculpe a insistência), para ser conhecida, é suficiente um único parâmetro, o seu raio.

-Olhando em nossa volta percebemos milhares de simetrias e de muitos tipos diferentes, então porque não realizar um estudo sistemático da simetria de modo que possamos usufruir da sua magia e da sua técnica.

-É preciso discutir a simetria em vários setores da atividade humana.

-Ótimo vô, sabia que eu podia contar com você para realizar novas descobertas e ampliar os meus conhecimentos, obrigadão.


Matemática com a Clara   -   Home page Alfaconnection